5 dicas para ganhar mais confiança em si próprio

 

Quer sentir-se mais confiante acerca de si próprio e das suas capacidades, mas sente-se com pouca auto-estima para começar? Todos nós precisamos de maior confiança em determinadas áreas da nossa vida, quer seja no campo profissional, pessoal, nos nossos relacionamentos ou até para conhecer novas pessoas.

auto-estima é muito importante em praticamente todos os aspectos da nossa vida. Contudo, muitas pessoas empreendem grandes esforços para conseguir encontrar a sua. Infelizmente, isto pode tornar-se num círculo vicioso, pois com fraca auto-estima acabam por sentir que nunca terão sucesso nas suas vidas.

Pessoas confiantes inspiram confiança nos outros: no seu público, nos seus colegas, nos seus patrões, nos seus clientes e nos seus amigos. Ganhar a confiança dos outros é uma das principais formas para que uma pessoa muito confiante alcance sucesso na sua vida.

Por todas estas razões torna-se fundamental desenvolver estratégias que lhe permitam ganhar mais confiança em si próprio. Seguem-se algumas dicas valiosas e muito eficazes.

Reconheça as suas inseguranças

Para conseguir tornar-se mais confiante é fundamental que saiba quais os pontos que o deixam mais inseguro. Desta forma vai saber onde realmente empreender os seus esforços, de forma a alterar determinados comportamentos que apenas o prejudicam. As suas inseguranças podem ser físicas ou até psicológicas, mas o que quer que lhe esteja a fazer sentir-se inferior é preciso que seja claramente identificado. Faça uma lista e trace objetivos a alcançar, pois vai ajudá-lo a ganhar um novo rumo na suavida.

Identifique os seus talentos

Todos nós somos bons em alguma coisa, por isso preocupe-se em identificar as áreas em que se destaca dos restantes pela positiva. Dê-se permissão para se orgulhar dos seus feitos! Sentir-se inferior perante os outros apenas lhe vai dar baixa auto-estima, por isso, combata-a a reconhecer aquilo em que é bom.

Aprenda com os seus erros

Lembre-se, ninguém é perfeito. Até a pessoa mais confiante tem as suas inseguranças e também comete erros. Em determinada etapa da nossa vida podemos sentir que nos falta algo, mas é preciso ganharmos consciência que a vida é feita de pequenos ou grandes desafios e que não é um processo linear. O importante é que aprenda com os seus próprios erros e tire lições destes, de modo a melhorar a sua forma de agir os seus comportamentos perante os outros.

Aceite novos desafios

Aprender uma nova actividade de lazer, como música ou uma língua estrangeira, irá alargar os seus horizontes e dar-lhe a sensação de se sentir vivo. Sempre que passamos tempo a exercitar a mente e a aprender algo novo, aumenta também a nossa confiança.

Exprima-se através da arte, da música, da escrita, mas sinta-se acima de tudo útil e activo na sociedade. Encontrar interesses e hobbies que o tornem feliz vai também permitir-lhe inserir-se em comunidades com interesses comuns, aumentando a suas hipóteses de encontrar pessoas mais compatíveis consigo.

Mantenha-se positivo

Evite sentir-se inferior, sentir pena de si próprio e, acima de tudo, não deixe ninguém rebaixá-lo. Se não tiver uma atitude positiva e não mostrar que tem confiança nas suas capacidades e em si próprio, os outros também vão acabar por sentir o mesmo e deixar de encara-lo como uma pessoa em quem podem confiar e acreditar. Não tenha medo de projectar as suas forças e qualidades perante os outros. Ao fazê-lo vai estar a reforçar essas ideias na sua mente e a estimular o seu crescimento numa direcção mais positiva.

Seguindo estas dicas simples vai conseguir ganhar confiança e enfrentar a sua vida com outros olhos!

Por uma vida mais saudável,

Josimar Magalhães de Brito

Em Colaboração: Matéria de Vida de Qualidade

Anúncios
por bispojosimar Postado em Dicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s